Resgatando Profetas: O Chamado dos Servos do Rei para o Evangelismo

publicado em 02/07/2023 por Renato Roquejani

Ao lermos o relato sobre a experiência de Jeremias na cisterna (Jeremias 38), somos levados a refletir sobre a importância de resgatar aqueles que estão em situações difíceis e aprisionados pelo pecado. Somos inspirados pela mensagem que essa história nos traz e encontramos lições valiosas sobre a atitude cristã dos que se consideram servos do Rei Jesus em relação às pessoas em necessidade. Assim como Jeremias foi resgatado da cisterna por Ebede-Meleque, o etíope cujo nome significa "Servo do Rei", somos desafiados a sermos instrumentos de resgate nas vidas daqueles que estão aprisionados.

Assim como naqueles dias de Israel, Jeremias e Ebede-Meleque, até hoje hoje existem:

  1. As pessoas presas em cisternas:
    No momento em que Jeremias foi lançado na cisterna, podemos identificar uma realidade presente em nossos dias: existem pessoas aprisionadas em situações de desespero, solidão e aflição. Assim como Jeremias afundou na lama, muitas pessoas estão presas em suas circunstâncias, sem esperança de uma saída.
    Assim como Jesus disse à mulher samaritana, "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede" (João 4:13,14), nós, como servos do Rei, temos o privilégio de oferecer a água viva de Cristo para saciar a sede daqueles que estão aprisionados na lama do pecado e da desesperança.

  2. Os que são servos do Rei:
    Assim como Ebede-Meleque, o oficial do palácio real, ouviu sobre a situação de Jeremias e foi falar com o rei, nós também somos servos do Rei Jesus. Ele é o nosso Senhor e aquele que detém toda a autoridade. Ele se importa com cada pessoa e deseja resgatá-las das situações de opressão e aflição. Como servos do Rei, devemos ter acesso a Ele e levar as necessidades das pessoas até Ele, intercedendo por elas em oração. Ele nos instruiu a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Quando nos tornamos instrumentos do Seu amor, estamos alinhados ao desejo do nosso Rei.

  3. Os resgatadores de profetas:
    Ebede-Meleque não estava diretamente envolvido com a tarefa de resgatar Jeremias, mas ele assumiu a responsabilidade e reuniu uma equipe para realizar o resgate. Da mesma forma, nós, como servos do Rei, somos chamados a ser resgatadores de pessoas. Isso implica em estarmos dispostos a agir em amor, compaixão e empatia, usando as ferramentas adequadas, como cordas, trapos e roupas velhas simbolizando o cuidado com o próximo. Devemos ter conhecimento do coração do Pai e cuidado com aqueles que estão perdidos. Assim com Jeremias, talvez existam futuros profetas, pastores, mestres, evangelistas, políticos honestos, músicos, presos em suas cisternas e atolados na lama do pecado, aguardando pelo resgate que você pode fazer.

Em nosso chamado para resgatar profetas, encontramos a motivação para evangelizar com propósito. Como servos do Rei Jesus, temos a responsabilidade de alcançar as pessoas presas em cisternas espirituais, oferecendo a elas a liberdade e a vida abundante encontradas em Cristo.

Às vezes, essas mesmas pessoas podem ser a maior bênção em nossas vidas, assim como Jeremias foi para Ebede-Meleque. (Jeremias 39:15-18)

Lembre-se do porquê você começou, do desejo ardente de compartilhar o evangelho, e seja um agente de resgate na vida daqueles que necessitam ouvir a mensagem de salvação. Confie que o Espírito Santo irá capacitá-lo nessa jornada evangelística, e que muitas vidas serão transformadas através do poder do evangelho.

    • Acho que não tenho nenhum estudo sobre Davi referenciando ao homem segundo o coração de Deus.

      Mas tem um livro que li alguns anos atrás e gostei muito, se chama “Um homem segundo o coração de Deus: Dedique sua vida ao que realmente tem valor” de Jim George.

      Achei ele na amazon: https://a.co/d/7psX0Ow

      Deus abençoe.

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >