O Jejum Verdadeiro: Rompendo com a Religiosidade e Vivendo em Amor ao Próximo

publicado em 11/06/2023 por Renato Roquejani

Neste post, abordaremos o tema "O Jejum Verdadeiro" com base no texto de Isaías 58:1-14. Antes de prosseguirmos, é importante ressaltar que este texto deveria ser objeto de meditação e reflexão de todos os cristãos. Ele nos faz questionar nossas práticas e motivações como cristãos. A partir dele vamos explorar as verdades contidas nesse texto e desafiar-nos a romper com a religiosidade e viver em amor ao próximo.

  1. A religiosidade do povo de Deus: Deus envia essa mensagem através do profeta Isaías chamando atenção para a religiosidade do seu povo. Muitas vezes, nós também caímos na armadilha da religiosidade, seguindo rituais e tradições sem uma verdadeira transformação de coração. Existem diferentes tipos de cristãos, desde os que apenas adotam o termo "cristão" culturalmente até aqueles que vivem uma vida de aparência, parecendo algo sagrado, mas superficial em sua essência.
  2. A hipocrisia do povo de Deus: Deus confronta a hipocrisia do povo que jejuava, mas não obtinha resposta do Senhor. Eles buscavam seus próprios interesses, exploravam seus empregados e seus jejuns resultavam em discussões e brigas. Deus rejeita esse tipo de jejum e questiona se isso é o jejum que Ele escolheu. Assim como no tempo de Isaías, hoje também podemos cair na armadilha da hipocrisia, praticando rituais religiosos sem uma verdadeira mudança de atitude e coração.
  3. O que Deus espera do seu povo: Deus revela o jejum verdadeiro que Ele deseja. Não se trata apenas de abster-se de alimentos, mas de soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e compartilhar com o faminto, abrigar o pobre desamparado e vestir o nu que encontramos. Deus nos chama a agir com compaixão e amor ao próximo, rompendo com a indiferença e egoísmo.

Diante das verdades reveladas nesse texto, somos desafiados a avaliar nossa própria vida e motivações como cristãos. Não devemos nos contentar com uma religiosidade vazia, mas buscar um relacionamento genuíno com Deus e um estilo de vida que reflita o amor e a compaixão de Cristo. Precisamos romper com as correntes da injustiça, agir em prol dos oprimidos e compartilhar com aqueles que estão em necessidade. Que possamos abandonar a hipocrisia e viver um jejum verdadeiro, demonstrando o amor de Deus em nossas ações diárias.

Que o Espírito Santo nos guie nesse processo de transformação e que, ao vivermos o verdadeiro jejum, experimentemos a luz, cura e glória do Senhor em nossa vida. Que possamos ser restauradores de muros,

  • Bom dia!!!
    Muitos usam a forma de jejuar se abstendo de alguma coisa específica. Eu sempre jejuei na parte da manhã me abstendo de alimentos. Só que hoje eu tomo vários remédios e nem todos os dias mas na maioria das vezes se não comer nada meu estomago acaba ficando ruim. Estou muito mal por não conseguir jejuar, isso tem me enfraquecido e triste.
    Poderia me orientar?

    • Quando temos algum tipo de necessidade específica como comentou sobre os remédios, é melhor evitar ficar de estômago vazio por períodos muito prolongados.
      Isso não vai afetar a sua busca por mais de Deus.
      Você poderia tentar outro tipo de Jejum sem se abster totalmente de alimentos.
      Daniel por exemplo, quando foi levado cativo à babilônia, fez um jejum de 21 dias comendo somente vegetais/legumes e água. (Daniel 1:12)
      Eu acredito que dessa forma você consiga. Faça um teste. Se mesmo assim não se sentir bem, opte por remover alguns alimentos.

  • Que palavra edificante para essa manhã, verdadeiramente Deus fala com os seus. Hoje pela manhã ia fazer um jejum, mas ontem antes de dormir acabei me esquecendo de orar em prol dele, e acabei não fazendo. Mas meu coração se encheu de tristeza por não ter feito, e me deparar com essa mensagem foi algum renovador. Porque nos preocupamos tanto com a nossa carne e as vezes não vigiamos com nossas atitudes e ações, e o que Deus quer de nós? Apenas um espirito apenas manso e puro e de intima compaixão.
    Que Deus continue a abençoar sua vida e seu ministério e por favor continue nos escrevendo a cerca desses ensinos bíblicos eu cheguei hoje e já amei!

    • Muito obrigado pela sua mensagem. Fiquei realmente muito feliz em ler e saber que Deus falou com você através dela.

      Espero que esteja acompanhando as mensagens mais recentes.

      Deus abençoe, um grande abraço.

      Pr. Renato

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >