Imitadores de Cristo: Um Chamado ao Serviço

publicado em 23/05/2024 por Renato Roquejani

A Importância de Ser Imitador de Cristo

Quando pensamos em ser imitadores de Cristo, geralmente lembramos do apóstolo Paulo, que disse em 1 Coríntios 11:1: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. Mas hoje, quero abordar um texto diferente que está em Marcos 10:28-45.

O texto começa com Pedro dizendo a Jesus: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Jesus responde: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.

O Contexto da Conversa

Para entender o contexto, precisamos lembrar da história do jovem rico que procurou Jesus perguntando o que precisava fazer para herdar a vida eterna. Jesus questiona se ele estava seguindo os mandamentos e, ao confirmar que sim, Jesus diz: “Falta-lhe uma coisa: vá e venda tudo que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Essa resposta entristece o jovem, pois ele tinha muitos bens. Jesus então diz que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, o que impacta profundamente os discípulos, levando-os a questionar se estavam no caminho certo.

O Chamado ao Serviço

Pedro, sempre corajoso, expressa a preocupação dos discípulos: “Nós deixamos tudo para te seguir”. Jesus responde que ninguém que tenha deixado tudo por Ele deixará de ser recompensado. Isso nos leva à reflexão de que o serviço a Cristo deve ser feito com o coração correto, não buscando recompensas materiais, mas sim espirituais.

Jesus estava preparando os discípulos para o que estava por vir, explicando que seria entregue, zombado, açoitado e morto, mas que ressuscitaria ao terceiro dia. No entanto, os discípulos estavam mais preocupados com sua posição no reino dos céus, como vemos na pergunta de Tiago e João sobre se sentarem à direita e à esquerda de Jesus em sua glória.

O Exemplo de Jesus no Serviço

Jesus usa essa oportunidade para ensinar sobre a verdadeira grandeza no reino de Deus. Ele explica que no mundo, os governantes dominam e exercem poder, mas entre os seus seguidores, quem quiser ser importante deve ser servo de todos. Ele ilustra isso lavando os pés dos discípulos, um ato de humildade e serviço.

Em João 13, vemos Jesus lavando os pés dos discípulos e dizendo: “Vocês me chamam de mestre e senhor, e com razão, pois eu sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo para que vocês façam como lhes fiz”.

A Grandeza no Reino de Deus

Tiago e João pediram lugares de destaque ao lado de Jesus, mas Ele lhes ensina que a grandeza no reino de Deus não é medida pelo poder ou posição, mas pelo serviço. Jesus afirma: “Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos”.

Isso nos leva a refletir sobre nossa própria motivação ao servir. Estamos buscando reconhecimento ou servindo de coração, seguindo o exemplo de Cristo? Jesus veio não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos. Esse é o padrão que devemos seguir.

Reflexão Final

Ser imitadores de Cristo significa servir com humildade, amor e dedicação. É um chamado para deixar de lado nossas ambições pessoais e nos dedicarmos ao serviço do próximo, seguindo o exemplo de Jesus. Ele nos mostrou que a verdadeira grandeza está em servir, e é isso que devemos buscar em nossas vidas.

Vamos refletir sobre nosso papel como membros do corpo de Cristo e como podemos servir melhor à nossa comunidade, à nossa igreja e ao nosso país. Que possamos ser verdadeiros imitadores de Cristo, servindo com amor e humildade, e assim, fazendo a diferença no mundo.

Conclusão

Para concluir, quero enfatizar que ser um imitador de Cristo é um chamado ao serviço. Devemos seguir o exemplo de Jesus, que lavou os pés dos discípulos e deu sua vida por nós. Devemos servir uns aos outros com amor, humildade e dedicação, não buscando recompensas materiais, mas espirituais.

Espero que essa mensagem tenha tocado seu coração e que você se sinta inspirado a servir mais e melhor, seguindo o exemplo de Jesus. Que possamos ser verdadeiros imitadores de Cristo, fazendo a diferença em nossas igrejas, comunidades e no mundo.

Que Deus nos abençoe e nos guie nesse caminho de serviço e amor.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>