A Disciplina da Meditação: Ouvindo e Obedecendo à Voz de Deus

publicado em 28/05/2023 por Renato Roquejani

Nos dias agitados em que vivemos, é fácil se perder em meio aos ruídos e a pressa gerados pelo nosso inimigo. No entanto, existe uma disciplina espiritual poderosa que nos permite encontrar tranquilidade e ouvir a voz de Deus: a meditação.

No Salmo 1:1-6, encontramos uma descrição de como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores e nem se assenta na roda dos zombadores, ele encontra sua satisfação na lei do Senhor e medita nela dia e noite.

Neste post, vamos explorar a importância da meditação na vida cristã e como podemos praticá-la para nos aproximarmos de Deus e sermos transformados pela Sua voz.

  1. O que é a disciplina da meditação?
    Ao contrário das meditações orientais, que buscam esvaziar a mente, a meditação cristã tem como objetivo preencher nossa mente com a Palavra que vem diretamente de Deus. É um tipo de oração contemplativa que requer um coração rendido e disposto a ouvir e obedecer a Deus. Embora seja uma disciplina simples, muitas vezes enfrentamos dificuldades para colocá-la em prática.
  2. Por que devemos meditar na Palavra de Deus?
    A meditação na Palavra de Deus nos permite encontrar o crescimento espiritual e prosperidade em todas as áreas da nossa vida. No Salmo 1:2-3, descobrimos que aquele que medita na Palavra de Deus é como uma árvore plantada junto a águas correntes, dando fruto no tempo certo e não murchando suas folhas. Meditar na Palavra nos ajuda a agradar a Deus e a alcançar o sucesso em todas as áreas de nossas vidas. É através da meditação que recebemos orientação, estratégias e encorajamento para enfrentar os desafios e adversidades.
  3. Como meditar na Palavra de Deus? A meditação na Palavra requer prática e um coração disposto a ouvir a voz de Deus e a obedecer. Em um primeiro momento é importante eliminar distrações separando um tempo a sós com Deus, com o passar do tempo isso vai se tornando cada vez mais natural a ponto de você conseguir discernir a voz de Deus inclusive no meio das tribulações. A meditação não é necessariamente ouvir uma voz audível de Deus, mas sim uma sensibilidade ao Espírito Santo que habita dentro de nós. É a voz suave e sutil do Espírito que nos guia e fala conosco. Embora seja uma experiência pessoal e individual.

A meditação na Palavra de Deus é uma disciplina espiritual que nos leva a um relacionamento mais íntimo com o nosso Criador. À medida que nos esforçamos para ouvir a voz de Deus e obedecer à Sua vontade, experimentamos transformação e direcionamento divino em nossas vidas. Encorajamos os leitores a se comprometerem com a prática da meditação, buscando aprofundar sua conexão com Deus e viver uma vida de obediência e frutificação.

Para se aprofundar ainda mais nesse tema, assista o vídeo a seguir:

  • A Palavra tem poder? Já estou cansado de tanto proferir. Senhor abra meus caminhos. Senhor me tira dessa situação de desemprego e renda familiar. Senhor Misericórdia. Canse

    • A palavra tem poder, mas não trabalha sozinha.

      Ter fé significa acreditar, declarar e agir de acordo com aquilo que acreditamos.

      Senhor, nós oramos para que toda barreira, toda a dificuldade, todo problema que o Romão esteja enfrentando caia por terra em nome de Jesus.

      Que ele possa experimentar do Teu cuidado, que sua vida e sua família venham a ser transformadas pelo seu amor.

      Em nome de Jesus. Amém.

  • cada vez que tiro um momento para ouvir uma reflexão ou uma meditação é um aprendizado para minha vida.

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >