O Ano da Virada: Um Novo Começo com Deus

publicado em 21/01/2024 por Renato Roquejani

Introdução

Bem-vindos de volta! Após um longo tempo de férias, estamos aqui novamente, reunidos como uma família em Limeira. É uma grande alegria estar com vocês, pois sentimos saudade e falta deste lugar onde Deus pode permear com tanta liberdade. Deus só pode ter liberdade no lugar onde permitimos que Ele seja Rei e Senhor. Portanto, se o Senhor se manifesta em nosso meio, é porque vocês têm um coração entregue diante Dele. Amém!

Hoje, tenho uma palavra especial para compartilhar com vocês sobre o “Ano da Virada”. Não se preocupem, não vou trazer uma direção profética específica para este ano. Quero apenas que compreendam o plano de Deus para as nossas vidas e o motivo pelo qual escolhi falar sobre isso.

Vou começar lendo um texto da carta de Paulo a Timóteo, no capítulo 3, versículos 1 a 5. Mas antes, quero explicar uma coisa importante que está relacionada com o tema deste texto.

O Tempo Trabalhoso

A expressão “tempos trabalhosos” mencionada por Paulo não se refere ao trabalho árduo que enfrentamos no nosso dia a dia. Na verdade, no original grego, a palavra “tempo” possui dois significados diferentes: “cronos” e “kairos”. O “cronos” refere-se ao tempo cronológico, medido em segundos, minutos e horas. No entanto, o “kairos” é o tempo de Deus, uma medida que está ligada à realização de um propósito divino.

Quando Paulo fala sobre “tempos trabalhosos”, ele não está se referindo a um aumento de trabalho ou dificuldades financeiras. Na verdade, ele está alertando sobre uma medida perigosa que está se formando no reino espiritual, uma medida que serve como um alerta para nos distanciarmos daquilo que é prejudicial e nos aproximar do que é bom.

No versículo seguinte, Paulo descreve as características desse tempo perigoso: as pessoas serão egoístas, avarentas, orgulhosas, blasfemas e desobedientes aos pais. Ele também menciona que elas serão sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadoras, cruéis e sem amor pelos bons. Paulo está alertando sobre a existência dessas características na igreja, não no mundo em geral.

É importante lembrar que estamos vivendo em tempos perigosos, mas isso não deve nos desanimar. Pelo contrário, deve nos motivar a buscar a humildade, a obediência e a amizade com Deus.

A Importância da Humildade

Paulo descreve os “tempos trabalhosos” como uma época em que as pessoas serão amantes de si mesmas, avarentas, presunçosas e soberbas. No entanto, a Bíblia nos ensina que a humildade é o oposto dessas características.

Em Tiago 4:6, está escrito: “Deus resiste aos soberbos, mas concede graça aos humildes”. A humildade não está relacionada a ser humilhado ou se rebaixar diante dos outros. Na verdade, a humildade significa reconhecer que os outros são tão importantes quanto nós mesmos. É valorizar o próximo mais do que a si mesmo.

Muitas vezes, confundimos humildade com doçura, mas elas não são a mesma coisa. Humildade não é ser doce o tempo todo ou aceitar tudo sem questionar. É ter um coração ensinável, disposto a aprender e crescer em Deus.

Além disso, a humildade está ligada à obediência. Em Atos 1:8, Jesus diz que receberíamos poder ao descer sobre nós o Espírito Santo, e seríamos suas testemunhas em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra. Essa é uma ordem clara de expansão do Reino de Deus.

Então, ser humilde significa obedecer a Deus em todas as áreas da nossa vida. Não podemos escolher quando queremos obedecer ou quando queremos seguir o nosso próprio caminho. Devemos nos submeter à vontade de Deus em todas as circunstâncias.

Podemos nos questionar sobre como ser amigos de Deus e obedecer a Ele. A resposta está em João 14:21: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama”. Amar a Deus significa obedecer aos Seus mandamentos, e isso é possível através da ação do Espírito Santo em nós.

Podemos ter a certeza de que Deus nos ama incondicionalmente, mesmo quando falhamos. No entanto, devemos nos esforçar para ser amigos de Deus, assim como Abraão foi chamado de amigo de Deus (Tiago 2:23).

A amizade com Deus não é baseada em recompensas ou benefícios, mas em um relacionamento de amor e compromisso mútuo. Devemos buscar cada vez mais a intimidade com Deus e a obediência aos Seus mandamentos.

A Amizade com Deus

Abraão foi considerado amigo de Deus porque ele acreditou e confiou em Deus. Mesmo quando Abraão errou, Deus o considerou justo por causa da sua fé. A amizade com Deus é baseada em confiança, fé e obediência.

No entanto, somos chamados a ser amigos de Deus não apenas pela recompensa, mas pelo prazer da Sua companhia. Assim como valorizamos a amizade de pessoas ao nosso redor, devemos valorizar a amizade com Deus.

Amizade é algo que construímos e cultivamos. É um relacionamento no qual o amor e a sinceridade prevalecem. Jesus é nosso maior amigo, pois Ele deu a Si mesmo por nós, entregando Sua própria vida para nos salvar (Efésios 5:2).

Devemos aproveitar ao máximo essa amizade com Deus, pois Ele é nosso amigo fiel. Ele sempre nos ajuda e está ao nosso lado, independentemente das circunstâncias. Podemos confiar Nele e depender Dele em todas as áreas da nossa vida.

Deus nos ama profundamente e deseja estar perto de nós. Ele não apenas nos oferece presentes e bênçãos, mas Ele também se entrega completamente por nós. Podemos retribuir esse amor sendo obedientes, humildes e amigos de Deus.

Conclusão

O ano já começou, mas hoje é o nosso verdadeiro ano novo. É um momento de nos submetermos a Deus, buscarmos ser amigos Dele e obedecermos aos Seus mandamentos. É um tempo de deixar para trás aquilo que nos atrasa e nos aproximar mais de Deus.

Que este seja um ano de transformação e renovação em nossas vidas. Que possamos experimentar a alegria e a plenitude que só podem ser encontradas na presença de Deus. Que sejamos instrumentos nas mãos Dele e que nossa existência glorifique Seu santo nome.

Hoje é o dia para começarmos o ano da virada, um novo tempo com Deus. Que possamos nos dedicar a conhecê-Lo mais e sermos Seus amigos fiéis. Lembre-se de que Ele é o nosso maior amigo e está sempre ao nosso lado, nos amando e nos guiando.

Aproveite este tempo para se consagrar a Deus, entregando seu coração, sua vida e tudo o que você é para servi-Lo e adorá-Lo. Esteja disposto a deixar o velho para trás e abraçar o novo que Deus tem preparado para você.

Que a presença de Deus esteja conosco onde quer que estejamos, iluminando nossas casas, nossos relacionamentos, nossas famílias e nosso trabalho. Que possamos brilhar e exaltar o nome do Senhor por todos os dias de nossas vidas.

Que Deus nos abençoe e nos fortaleça neste novo ano. Que Ele nos encha com Sua graça e que possamos experimentar a vida abundante que Ele tem reservado para nós. Amém!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>